Assembleia elege Mesa Diretora para segundo biênio da 18ª Legislatura

Júlio Cavalcanti é o novo Terceiro Secretário da Casa. O parlamentar foi eleito com a unanimidade dos votos: os 49 deputados votaram nele. É o único oposicionista eleito para a Mesa Diretora, também será o único membro do colegiado que não participava da composição no biênio ainda em vigor. É líder do PTB na Casa e integra as Comissões de Justiça e de Finanças, duas das mais importantes do Legislativo Estadual. Possui bases políticas nas regiões sertanejas do Moxotó e do Pajeú, e dedica seu segundo mandato na Alepe a questões relacionadas à oferta de serviços de saúde no Interior.

(com informações da Ascom Alepe)

mg_6254A Assembleia elegeu, nesta segunda (12), os parlamentares que vão dirigir os trabalhos legislativos e administrativos da Casa Joaquim Nabuco entre 1° de fevereiro de 2017 e 31 de janeiro de 2019 (segundo biênio da 18ª Legislatura). Atual presidente da Mesa Diretora, o deputado Guilherme Uchoa (PDT) foi eleito pela sexta vez consecutiva para o cargo, após conquistar 42 dos 49 votos em disputa.

A reeleição também foi garantida para o atual primeiro-secretário, deputado Diogo Moraes (PSB). O governista conseguiu 46 votos. Já o atual 1° vice-presidente da Mesa Diretora, deputado Augusto César (PTB), será substituído pelo deputado Pastor Cleiton Collins (PP), que foi escolhido por 45 pares. Augusto Cesar (PTB) ficou como primeiro suplente da próxima Mesa. Único concorrente à Presidência com Uchoa, o deputado Edilson Silva (PSOL) obteve dois votos no pleito.

Mais disputada, a eleição para o cargo de segundo vice-presidente – vencida pelo deputado Romário Dias (PSD) – ocorreu em dois turnos, já que nenhum dos candidatos atingiu os 25 votos (maioria absoluta) necessários para se eleger em pleito único. Na primeira votação, Romário teve cinco votos a menos que seu concorrente, o deputado Claudiano Martins Filho (PP). O placar registrou 19 X 24, além de três brancos e três nulos. No segundo turno, no entanto, o social- democrata conseguiu virar o placar e atingir 25 votos, contra 22 de Martins.

Em discurso defendendo sua candidatura, Dias alegou que havia um acordo entre os parlamentares para se estabelecer uma “certa proporcionalidade” de partidos na composição da Mesa Diretora. “Peço que não cometam os erros de quebrar um acordo e de deixar o PSD fora da Mesa”, apelou. Ele substituirá o deputado Cleiton Collins, que assumirá, no próximo ano, a 1ª Vice-Presidência. Já o deputado Vinícius Labanca (PSB) se manteve como segundo-secretário.

Júlio Cavalcanti (PTB) e Eriberto Medeiros (PTC) elegeram-se, respectivamente, para as 3ª e 4ª Secretarias. O petebista é o único novo componente da Mesa eleita. Socorro Pimentel (PSL), Henrique Queiroz (PR) e André Ferreira (PSC) ocuparão, nessa ordem, as 2ª, 3ª e 4ª suplências.

A eleição foi presidida pelo atual segundo suplente da Mesa, deputado Rogério Leão (PR). Também participaram da coordenação do pleito Beto Accioly (PSL) e Adalto Santos (PSB). A posse dos novos eleitos ocorrerá no dia 1° de fevereiro de 2017, na 1ª Reunião Ordinária do segundo biênio da 18ª Legislatura.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s